Media Center e Player adicionados à lista de eliminação do Windows 7

A Microsoft permitirá que usuários do Windows 7 desliguem recursos como Media Center e Windows Media Player, bem como Internet Explorer, revelou a empresa.

Media Center e Player adicionados à lista de eliminação do Windows 7

Foi revelado no início desta semana que Betas vazados do Windows 7 permitiram que os usuários desligassem o Internet Explorer 8.

A medida foi interpretada como um incentivo à União Europeia, que acusou a Microsoft de abusar da sua posição de monopólio ao agrupar o navegador com o Windows.

Agora, a empresa revelou que o Media Center, o Windows Media Player e o Windows Search se juntarão ao IE8 em uma extensa lista de aplicativos que podem ser desativados no Windows 7 Release Candidate. Nenhum deles aparece na lista do beta atual, build 7000, que pode ser acessado no menu Ativar ou desativar recursos do Windows no Painel de controle.

No entanto, desativar um recurso não o removerá permanentemente do sistema operacional. “Já vimos uma decisão que é garantir que mantemos os recursos preparados para uso futuro, de modo que um DVD não seja necessário”, escreve o gerente de programa do grupo, Joe Mayo, no site.

Blog de engenharia do Windows 7.

“Uma segunda decisão é que também continuamos a oferecer suporte às APIs disponíveis para recursos onde essas APIs são necessárias para o funcionalidade do Windows ou onde existem APIs usadas por desenvolvedores que podem ser vistas como independentes do componente.

“Como muitos de vocês sabem, elas são frequentemente chamadas de ‘dependências’ e, com o Windows, as dependências podem ser executadas tanto internas para o Windows quanto externas para ISVs.”

A Microsoft também descartou a possibilidade de dar às pessoas a escolha de quais aplicativos ativar/desativar no momento da instalação.

“Sabemos que alguns sugeriram que este conjunto de escolhas fosse uma ‘opção de configuração’, escreve Mayo. “Alguns sistemas operacionais oferecem esse tipo de experiência de configuração. À medida que equilibramos o feedback, a grande maioria dos comentários que recebemos foi para simplificar a configuração e reduzir a complexidade potencial na execução de um PC.

“Optamos por focar esse recurso na experiência pós-configuração do Windows 7.”